Dicas e Receitas

Para você conhecer novas dicas e aprimorar suas habilidades culinárias.

dica para manter a cozinha organizada

Dicas para uma cozinha organizada – por Lane Da Boit

27/08/2019

É essencial ter uma casa prática, que funcione desde a rotina diária à arte de receber, ainda mais em tempos de baixas temperaturas, onde o aconchego do lar nos convida a mais uma xícara de café. É em torno da mesa que confraternizamos, celebramos, regados a cardápios preparados com amor e enriquecidos com boas gargalhadas. Nossa cozinha passou a ser o centro da casa, não sendo mais um cômodo escondido, estando integrada a vida de toda a família, e com isso, torna-se fundamental que esteja devidamente organizada.

Assim como numa receita de bolo, siga as dicas, mas acrescente seu toque e deixe sua cozinha para lá de especial!

Comece fazendo uma triagem. Verifique todos os itens, desde louças, utensílios, eletrodomésticos e até aqueles cadernos de receita que você nunca usou. Doe itens que estiverem em bom estado de conservação e que já não fazem parte de sua rotina, pois isso liberará espaço para acomodar de maneira ideal tudo o que você realmente utiliza! Descarte louças quebradas, lascadas, sem par, eletrodomésticos em desuso, potes sem tampa, entre outros. Vencida esta etapa do processo, você já se sentirá mais leve, eu garanto!

O segundo passo é a categorização de todos os itens que sejam utilizados juntos ou que tenham finalidades semelhantes. É o que chamo de “juntar as famílias”, pois agrupando você terá noção de itens excedentes ou faltantes na sua cozinha.

Triagem feita e categorização findada, é o momento de dar endereços para os itens. Você sabia que criam-se ‘casinhas’ para os pertences? Eles são como nós depois de um passeio, sempre devem retornar ao local de origem. Após o uso do liquidificador, por exemplo, ele deverá retornar exatamente ao mesmo local que estava anteriormente.

Ao guardar os itens, experimente colocar os pesados em prateleiras baixas e aqueles pouco usados em níveis mais altos, menos acessíveis. O armário acima da geladeira é ótimo espaço para essa finalidade!

 

Tudo que se utiliza com maior frequência deve estar ao seu alcance e a vista de todos.

 

Bancada

Mantenha a bancada mais livre possível, deixando ali somente o essencial. Isso facilita no momento do preparo dos alimentos, diminui a poluição visual, além de facilitar o trabalho do dia a dia, pois você não terá que limpar eletrodomésticos e outros utensílios que estejam desnecessariamente expostos.

 

Panelas

Guarde-as com as tampas, você não perderá tempo procurando por elas, se precisar ganhar espaço deixe a tampa da maior panela virada ao contrário que servirá de base para colocar uma menor acima. Os gavetões abaixo do fogão de mesa são ótimos para este fim.

 

Talheres e utensílios

Use divisórias nas gavetas para acomodar os talhares e aqueles utensílios que ficam ótimos quando guardados na primeira gaveta. Caso o espaço não seja suficiente, um jarro pode servir para guardar colheres e espátulas que também auxiliarão na decoração.

 

Louças

Guarde os mais pesados em prateleiras mais baixas. Agrupe copos e xícaras por tipo, iniciando dos maiores até chegar aos menores. Faça fileiras de modo que o modelo que estiver à frente (no seu campo de visão) seja o mesmo do fundo armário. Os ganchos para xícaras e canecas podem ser grandes aliados no ganho de espaço vertical.

 

Potes e Travessas

Guarde formas e travessas de mesmo formato juntas, colocando as menores dentro das maiores. O mercado oferece protetores para colocar entre elas e evitar que peças em vidro ou porcelana lasquem. Para os potes plásticos a sugestão é guardá-los sem tampa para evitar mau cheiro. Utilize um cestinho para colocá-las todas juntas.

 

Despensa

Crie um espaço voltado para o estoque de alimentos e não esqueça: ao chegar do supermercado, guarde os recém comprados no fundo, trazendo os antigos à frente. Isso fará que todos sejam usados no prazo de validade e evitará desperdícios.

Para os mantimentos abertos use e abuse de potes herméticos, pois são bem vedados, e inibem a entrada de ar e conservam o alimento por mais tempo. Opte por modelos transparentes que permitem a visualizaçao, e facilitam a conferencia de itens que estiverem terminando. Registre o prazo de validade no fundo do pote recortando essa informação da embalagem original.

 

Lixeira

Como na pia há o manuseio constante de alimentos, sugiro o uso de lixeira acionada com pedal. Além de mais higiênico, ela não rouba espaço útil de sua bancada.

 

Com tudo organizado será ainda mais prazeroso desfrutar de bons momentos no seu lar. Organize-se e ganhe mais horas no seu dia.

Voltar

Conheça nossos Produtos

Prezamos pela qualidade e excelência! Clique aqui e conheça nossa linha de produtos 👇🏻

Conheça os Produtos
Conheça nossos Produtos