Últimas Notícias

Voltar
pneu; bendo transportes

Tudo que você precisa saber sobre pneus

23/07/2019

Os pneus são os itens mais importantes de um automóvel. Eles são os únicos pontos de contato do carro com o solo, garantem aderência e estabilidade, permitem que o carro se desloque com facilidade e velocidade.

Mas, apesar de ser um item tão importante, muita gente não dá o devido valor e acaba deixando de lado os cuidados com os pneus. A seguir, vamos mostrar tudo que você precisa saber sobre esse item fundamental.

 

 

Os tipos de pneus

 

Existem diversos tipos de pneus que são adequados a determinado tipo de veículo. Os pneus de uma bicicleta, por exemplo, são diferentes dos de uma moto. Cada meio de locomoção possui um tipo de pneu com particularidades e características únicas.

Dentre os pneus de automóveis, temos três principais tipos: on road, off road e misto.

 

On road

São pneus preparados para rodar em vias urbanas, principalmente asfalto. Possuem sulcos (ranhuras) menores, não tão largas, permitindo que exista mais contato com o solo e aumentando a aderência.

 

Off road

Ao contrário do on road, este tipo possui sulcos mais largos, sendo mais adequado para terrenos com terra e lama. Rodar com pneus off road no asfalto diminui sua vida útil.

 

Misto

Se você costuma andar em asfalto, mas às vezes enfrenta alguma estrada com terra e lama, os pneus mistos são a melhor opção. Eles ficam no meio termo entre um on e off road.

 

 

O que significam os números e marcações no pneu

 

Se você já prestou atenção ao pneu do seu carro, pode notar que existem diversos números e letras em sua lateral. Aqueles códigos têm significados específicos, que ajudam a indicar o seu tamanho, composição, peso e velocidade que suportam, dentre outras características.

 

Como ler a codificação de um pneu

 

Vamos usar como exemplo um pneu que apresenta a seguinte marcação:

225/55 R 17 97 W

225: Esse número representa a largura do pneu em milímetros. Neste caso o pneu possui 225mm de largura.

55: Representa a altura do pneu em relação à largura indicada. Neste exemplo, a parte que encosta no aro até a banda de rodagem, possui 55% do tamanho que representa a largura. Ou seja, a altura do pneu tem 55% de 225mm de largura, o que dá em torno de 123,75mm.

R: Indica a construção interna do pneu. R significa radial. Hoje em dia praticamente todos os carros possuem construção interna radial, pois garante muito mais segurança e durabilidade que os modelos utilizados antigamente, chamados de diagonal.

17: Trata-se do diâmetro interior do pneu, ou seja, significa que é um pneu aro 17.

97: Esse número se refere ao índice de carga. Indica a carga máxima que o pneu pode suportar quando enche devido à pressão máxima de segurança. Para saber qual peso ele pode suportar, deve ser consultada uma tabela. Segundo ela, o índice 97 significa que a carga máxima suportada é de 730kg por pneu.

W: Corresponde ao índice de velocidade e indica a velocidade máxima de certificação do pneu para poder suportar uma carga com toda a segurança. Os índices de velocidade vão de A (a mais baixa) a Y (a mais alta). Tal como para o índice de carga, cada letra corresponde ao equivalente em km/h. Neste caso, o W indica que suporta velocidades de até 270km/h.

 

 

Cuidados com o pneu do seu automóvel

 

Se você quer manter a vida útil do seu pneu por muito mais tempo e ainda evitar problemas que possam botar em risco a sua segurança, é bom seguir estas dicas:

 

Faça sempre o alinhamento e balanceamento dos pneus. Enquanto o alinhamento ajuda a regular a suspensão, o balanceamento regula o conjunto roda-pneu. Estes procedimentos evitam o desgaste irregular dos pneus e garantem a eficiência de rolamento, economizando combustível.

 

Faça o rodízio dos pneus a cada 5 ou 10 mil km. Isso garante que todos eles se desgastem de maneira uniforme.

 

Não sobrecarregue os pneus. Um pneu rodando com sobrecarga de peso perde muita vida útil, consome mais combustível, danifica algumas peças, além de representar risco à sua segurança.

 

Pneus descalibrados furam com mais facilidade e se desgastam 50% mais rápido que um calibrado. Faça a calibragem pelo menos a cada quinze dias, seguindo as indicações presentes no manual do seu veículo.

 

Limpar as rodas e pneus também é muito importante. A poeira e a sujeira que se acumulam podem invadir pastilhas de freio e outros componentes, além de ressecar a borracha e diminuir sua durabilidade. Lave e seque adequadamente com produtos específicos para pneus.

 

Dirija com cautela e evite buracos, pistas desniveladas, arrastar pneus em guias ao estacionar, derrapagens e outras condutas que podem desgastar os pneus.

 

Seguindo estas dicas você conseguirá manter os pneus do seu automóvel sempre em perfeitas condições, garantindo maior tranquilidade e segurança no trânsito.

Voltar